segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

{Resenha} A Menina dos Olhos Molhados

Olá amoras! Como vocês estão? Espero que bem.

Hoje é dia de resenha e olha, essa é das boas. Quem me acompanha nas redes sociais até já tem idéia do que vim falar hoje. E se você por acaso não acompanha, tá esperando o quê? Não é marketing não gente, tô sempre tentando interagir com vocês e todas as novidades eu anuncio ali.

Mas enfim, vamos falar do livro de hoje. Duas dicas: é uma continuação e eu resenhei o primeiro há pouco tempo...

É claro que tô falando de A Menina dos Olhos Molhados, continuação de Azul da Cor do Mar.
Vamos lá?

Título: A Menina dos Olhos Molhados
Autora: Marina Carvalho
Gênero: Chick - Lit | Romance
Editora: Globo Alt
Páginas: 296
Ano: 2016
Sinopse:
Bernardo é jornalista por vocação: curioso, comprometido e muito bom com as palavras. Trabalha há anos em um importante jornal da cidade e suas matérias investigativas são sempre elogiadas. Ele só tem uma limitação... Odeia trabalhar em equipe. Há alguns anos, Bernardo sofreu com uma grande decepção amorosa, o que contribuiu para o seu jeito fechado e antipático. Por isso a incumbência de levar Rafaela – a nova estagiária do jornal – para todos os lugares é como o inferno para ele. Bernardo não perde nenhuma oportunidade de evitá-la, mas Rafa, além de ser uma jornalista extremamente talentosa, não engole desaforo. Com o passar dos dias, Bernardo percebe que não conseguirá seguir seu plano de ignorar a estagiária, muito menos todos os sentimentos que ela desperta nele. Entre reportagens intrigantes e perigosas, eles vão descobrir que têm muito mais em comum do que a imensa paixão pelo jornalismo...


Em A Menina dos Olhos Molhados temos o ponto de vista de Bernardo, o nosso mocinho (muito do mal educado, por sinal) de Azul da Cor do Mar. Ele é um jornalista investigativo que vê seu espaço ameaçado quando a nossa estagiaria passa a segui-lo a todo canto, numa nova abordagem do jornal para o ensino. À primeira vista, Bernardo acredita que a menina à sua frente é uma bela duma patricinha, daquelas intragáveis e que só servirá para atrapalhá-lo. Mas conforme o tempo passa e o jogo de gato e rato aumenta, algo a mais começa a crescer.

Mas não se preocupem, quem não leu o primeiro livro pode ler sem medo algum o segundo. Isso porque não é exatamente uma continuação, como muitos de nós, eu inclusive, imaginava. Não. É a mesma história, mas agora narrada por Bernardo.

Aliás, a resenha do primeiro volume está aqui disponível pra vocês.


E se você pensa que deve ser uma perda de tempo ler este volume, já que a trama é a mesma, está muito enganado. Temos uma subtrama aqui, meus amores. O passado de Bernardo é contado por ele, com muito mistério e suspense. Aliás, minhas unhas diminuíam a cada vez que aparecia "7 anos atrás" "4 anos atrás". Obrigada Marina Carvalho.

Mais uma vez, os diálogos foram algo que adorei. As brigas de Rafaela e Bernardo, agora sobre o ponto de vista dele, são de tirar o fôlego. Os dois gostam de se provocar, essa é a mais pura verdade. E ver Bernardo tentando não ri com a cara de brava da Rafa ou fingindo não sentir ciúmes toda vez que o Marcelo aparecia é algo impagável.

"- Bem, enquanto não saímos pra coletiva, o que sugere que eu faça?
Ah, essa garota não sabe, mas várias respostas, com os mais diversos teores, chegam à ponta da minha língua. Tenho vontade de revelar uma ou duas, só para abalar de vez a pose dela."

Mas como nem tudo é flores, alguns pontos me desanimaram. Como explicado no fim do livro,  Marina Carvalho fez esse livro apenas por insistência dos fãs. E não vou reclamar sobre isso, até porque eu quis uma continuação assim que acabou.


O ponto negativo é que como ela fez por pedido, e não porque quis ou achava necessário, eu achei que faltou algo. O Bernardo, por exemplo. Ele tem um passado que pesa bastante, tanto que é um dos motivos por ele ser tão intragável com Rafaela no começo. Achei a explicação da autora bem plausível. Mas no presente, quando ele não estava com a Rafa, sua vida era um verdadeiro tédio. Tirando duas cenas com a família dele - que brilharia ainda mais com um pouquinho de espaço e que a Rafa não conheceu - o garoto nada fazia.

A história é quase a mesma que a primeira, tirando os flashbacks e duas cenas no fim. O que me leva a crer que um conto seria muito mais plausível.

"Procuro não dar importância ao fato de, de repente, ter começado a encontrar qualidades físicas na estagiária."
Mesmo assim, não foi um empecilho. A escrita da Marina continua uma maravilha, fluida, leve e divertida. Eu dei umas boas risadas com a Rafa e a nostalgia foi a mil. O passado do Bernardo,  envolto há muito suspense, me prendeu bastante. E eu ainda conseguia adivinhar,  apesar de isso não ser algo a ser comemorado. É bem pesado o que o nosso Cria de Satanás teve que passar.
Fernando foi uma figura que teve um destaque maior, algo que eu super aprovei. Quem leu sabe o quanto esse personagem traz uma leveza a história.


Um ponto super positivo foi a diagramação. Gente olha essa capa, é maravilhosa. E a contra capa também tá de tirar o fôlego. Aliás, o livro todo foi feito com bastante carinho e pra mim ficou perfeito.

É um romance super leve, bem previsível e um tanto apressado. Então se você quer algo mais, procure outro livro nas abas de resenhas, esse não é pra você. Agora se você quer apenas mergulhar num romance bem água com açúcar somente pra suspirar de amores e fantasiar, então você está no lugar certo.

"Sempre estranhei quando alguém afirma ver estrelas ou sentir uma corrente elétrica ao beijar outra pessoa. Para mim, essas declarações nunca passaram de exagero ou frases comuns em livros de amor. Mas acabo de comprovar que sensações como essas podem existir de verdade."
Vale arriscar não?

*Esse livro cumpre com dois desafios: "Devolva Meu Livros, Por Favor" e "Livreando" ambos com a mesma enquete "capa multicolorida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais