segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

{Resenha} Cidade dos Ossos

Olá amoras!

Tudo bem com vocês? 2017 pode até já ter chegado, mas ainda me sinto numa espécie de 2016 parte II. Estranho não? Uma prova disso é a resenha de hoje. O livro do qual vamos falar foi lido no ano passado, mas não fique receoso. Vocês vão adorá-lo ainda assim.

Estou falando de Cidade dos Ossos, é claro.

Título: Cidade dos Ossos
Série: Os Instrumentos Mortais #1
Autor (a): Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 462
Ano: 2010
Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.



Não vou fazer um resumo da história porque acredito que todos vocês já a conheçam. Clary é uma adolescente normal aparentemente, mas isso muda quando ela presencia um assassinato, numa boate que ela e seu amigo Simon tinham decidido frequentar. Mas esse não era um assassinato comum, os três assassinos eram adolescentes, tatuados, armados e... invisíveis? Pelo menos é o que parece quando ninguém mais parece vê-los, apenas ela.

Mas o que já parecia esquisito piora depois que sua mãe é  raptada, ela é atacada por um demônio e ainda é salva por um dos adolescentes daquela noite. É dessa forma que a garota descobre que tudo na sua vida não havia passado de mentiras, onde todas as histórias contadas e repassadas eram reais. Acreditando que faz parte de uma tribo de guerreiros intitulados de Caçadores das Sombras, Clary descobre que sua mãe está viva e decide tentar resgatá-la. Ela só não sabia no que estava se metendo e no quanto isso seria difícil.

Disse que não ia resumir, mas acabei fazendo exatamente isso. Minha cara não?

Eu estava afim de ler esse livro há muito, desde o lançamento do filme. Mas morria de medo de criar muitas expectativas e acabar me decepcionando. Quem nunca? Então adiei o máximo que pude. Mas quando eu compartilhei com um amigo que tinha vontade de ler essa saga, não deu outra, ele só me deixou sair de sua casa com o livro nas mãos. Desse jeito, não tive outra alternativa. Tive que ler. E como me arrependo de não ter lido antes. Sério.

Com uma escrita envolvente, Cassandra Clare não te deixar largar o livro um minuto sequer. Os personagens são um pouco clichês, confesso. Mas são bem trabalhados e profundos, possuem cicatrizes reais e passados que interferem em seus presentes. E claro, alguns são simplesmente apaixonantes. Como o Jace. Agora entendo todas as meninas do fandom que simplesmente morrem por ele.

Cassandra Clare também acertou na construção desse mundo totalmente novo. Vampiros, lobisomens, demônios, fadas... Tudo que você pode imaginar existe nesse livro. Exceto zumbis, eles são apenas histórias aqui. 

Numa literatura tão lotada com esse elementos da fantasia, Cassandra Clare conseguiu passar aquela sensação de verídico. Sabe quando você ler um livro e por mais "absurdo" que seja esse novo mundo, você realmente acredita nele? Então. E é tão legal como ela conseguiu inserir esse mundo no nosso, explicando como tudo acontece por baixo dos panos e dando personalidades específicas para cada raça. Simplesmente me apaixonei pelo jeito que ela criou tudo.

E o que falar desse belíssimo trabalho da Galera Record? O livro é bem grandinho e com folhas amareladas e espessas. A fonte é agradável para a leitura e a diagramação ficou perfeita. Não passo um dia sequer sem babar por essa capa. Como sempre, a editora caprichou, e muito. Não sou de julgar pela capa, mas se soubesse isso do livro, o compraria mesmo assim. 

O que me resta dizer? Ah, sim. Se você ainda não leu, seja porque não gostou do filme ou da série, esqueça. Nenhum dos dois é bastante fiel, especialmente o filme que, como é de praxe numa adaptação, acabou esquecendo de levar em conta a história e resolveu fazer uma espécie de universo alternativo. Ultimamente assistir adaptações é como ler fanfics, quase nada é fiel.

Mas é sério. Leia esse livro. Nem que seja apenas um pouco. E tente ler em físico, se possível. Eu já tinha lido em ebook, mas não funcionou para mim. Não sai nem da primeira página. Não sei se o mesmo irá acontecer com você, mas não custa tentar. 

Ah, antes de irem tenho mais um pedido: você ai que já leu, comenta aqui embaixo o que achou. E você que, assim como eu, ta adiando o máximo que pode, comenta do mesmo jeito. Quero saber a opinião de todos vocês.

Um cheiro e até a próxima.

13 comentários:

  1. Oi!
    Essa é uma das minhas séries favoritas, amo todo o universo criado pela autora que, assim como você disse, passa a sensação de ser verídico e nos deixa com vontade de habitar nele por mais absurdo que seja. Cassandra também criou personagens incríveis que deixam tudo ainda mais atraente para o leitor. Ah, a edição também é linda, na verdade há tabtas edições bonitas que fica difícil escolher uma favorita.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Essa série é uma das melhor,a autora é maravilhosa, essa série nos prende de uma forma que quando você ler não consegue parar eu mesmo diversas vezes fui dormir de madrugada lendo. Os personagens são incríveis, as capas nem se falam.

    ResponderExcluir
  3. Camila, tudo bom?
    Ainda não li a série por não ser o que busco no momento, mas gostei da sua resenha. Deu uma curiosidade, mas não foi o suficiente para me convencer a ler o livro. Ouvi alguns comentários sobre a obra e sempre são muito positivos parecendo que Cassandra acertou em cheio em todos os aspectos.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oie
    ainda não li a série e nem sei se vou pois não estou focando muito em fantasias mas é muito legal o enredo e meus amigos amam. Parabéns pela resenha e pela dica

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Que bom que você gostou tanto assim desse livro. Eu, ao contrário de você, me decepcionei um pouco. Obviamente, entretanto, preciso concordar que a escrita da autora é viciante, mas senti que ela se perdeu um pouco ao longo da trama e fico aqui preferindo o filme.
    Adorei conhecer suas impressões.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Olá, Camila! =^.^=

    Você disse que não ia resumir o livro mas resumiu, e eu agradeço pois não lembrava de como era a história HAHAHA eu nunca peguei esse livro na mão por achar que seria um baita clichê infantojuvenil, então nunca dei muita atenção pra ele. Gostei da sua resenha, e fiquei agora com bastante vontade de ler a série toda KKKKKKK vou colocar na minha lista. Espero não criar tantas expectativas como você criou, mas se for inevitável, que eu pelo menos não me decepcione também, rs. Tenho certeza que será mais uma grande leitura para esse ano!

    Um beijo,
    Débora
    Amor Livrônico

    ResponderExcluir
  7. Realmente a autora consegue nos fazer acreditar na existência deste mundo criado por ela. A adaptação para o cinema foi algo que fugiu muito da história e prefiro os livros para conferir ponto a ponto da história. Resta eu terminar a série, que é algo que pretendo fazer em breve.

    ResponderExcluir
  8. Na época que eu li o livro não achei tudo o que falaram, sabe? Não achei ruim, mas falaram de uma forma tão eufórica da série que esperava encontrar algo muito e uau e me decepcionei. Eu ainda quero reler a obra, vai que agora me empolgo mais. Quero assistir a série, mas tenho medo de não gostar e acabar desistindo dos livros, não gostei do pouco que vi.. :/
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. OOi!
    Eu tenho muuuita vontade de ler essa série!! Acho a história bem original, e embora conheça pouco dele, o mundo criado parece ser incrível.
    Geralmente, com o tempo eu deixo a vontade de ler certos livros, mas essa série... Hahah Um dia ainda leio!
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  10. Li esse e o segundo livro da série e estava gostando bastante. Porém, desconhecida a razão, perdi meu tesão por ela.

    O li antes de ver o filme, e me decepcionei demais com o segundo. A escrita da autora é boa demais, envolvente (como você disse) para um filme daqueles... E agora a série não tá melhor, tá pior! ai meus sais

    Que bom que não sou a única a achar ruim as duas outras versões do livro XD

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Conheço outra serie da autora, que por sinal me fascinou, mas ainda não tive oportunidade de ler essa (tá na lista)rs.
    O que gosto da autora é que ela faz o leitor mergulhar na história de fato, parece que tudo ali existe em um lugar distante, mas é real.. sem conta como a escrita e de fato envolvente desde da primeira linha...
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  12. Assim como você, esse livro está na minha lista a séculos, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de realizar a leitura.
    A sua resenha está bem completa e empolgante, deu aquele gostinho para ler, mas como quero ler em fisico, pelo mesmo motivo que você citou também, estou adiando a leitura por não conseguir comprar no momento.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  13. Desde o lançamento do livro pela Galera eu fiquei empolgada e querendo conhecer a história. Acabei lendo ele somente perto do lançamento de Cidade de Vidro (o terceiro) e para mim, foi a hora certa porque eu terminei de ler esse querendo matar a Cassandra com a bomba que ela joga e precisando do segundo o quanto antes. Claro que sou daquelas que estava empolgada com o filme - e que detestou a adaptação por não chegar nem perto do livro....
    E também sofri tendo que esperar o quarto, o quinto e o sexto... que tortura foi ficar esperando cada um dos lançamentos - mas super valeu a pena!!! Adoro a autora!!!!
    E adorei relembrar... deu até vontade de reler os seis :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais