terça-feira, 8 de novembro de 2016

Meu Diário NaNoWriMo

Hello pessoas!

Que terça-feira mais linda! Pena que esteja acabando... Pois é. Eu me atrasei. De novo. Eu sei. Mas foi por um bom motivo.

A razão por eu não ter escrito o meu diário sobre o desafio NaNoWriMo foi o próprio desafio.
Yeep!

Então, gente. Para hoje eu vim apenas explicar um pouco sobre o que é esse desafio e como eu me "preparei" para ele. Além do meu desempenho até aqui, é claro.




Primeiro de tudo, o que é esse maldito - bendito - desafio?

Bem, pra quem não vive antenado nessas coisas, como eu, esse é um desafio para escritores. Seja amador, profissional, ou o que for, é mais um desafio para que você... escreva.

Eu já falei com vocês o quanto é difícil a gente escrever. É bloqueio, perfeccionismo, indecisão... Olha, não é fácil. E muitas vezes essas barreiras são feitas por nós mesmos. Quando vamos escrever algo e já desgostamos desde o começo. Ou quando até flui, mas começamos a procrastinar e a adiar cada vez mais.

Para isso que desafios como o NaNoWriMo existe.

Nele você tem que iniciar uma nova história e chegar até 50.000 palavras em um mês. Parece difícil, não?

Mas de procrastinadora para procrastinador, não é tanto.

Eu costumo adiar a hora de escrever sempre que posso. Acabo encontrando alguma coisa que julgo ser mais urgente e deixo as minhas histórias de lado. É um hábito muito feio, mas que vem me acompanhando por muito tempo.

Assim que eu soube sobre ele, o que foi uma semana antes, eu comecei a pensar no que escreveria. Uma ideia meteoro me acertou e eu decidi que seria sobre isso que a minha história seria. Tenho que dizer que essa ideia cresceu. Acho que coloquei fermento demais.

Na semana anterior, li algumas coisas a respeito do que eu iria falar, pensei em personagens, em personalidades, em lugares e cenas. Juntei tudo e deu no que deu.

Foi simples até.

Com esse desafio eu consegui me organizar melhor. Eu tenho um pequeno enredo, onde eu coloquei coisas importantes que devem acontecer na história. Tenho horários, não muito bem definidos, mas que venho seguindo.

É verdade que estou um pouco abaixo da meta. Deveria estar na marca de 13.333 palavras hoje. Mas faz só meia hora que cheguei em 8.644.

Sabe por quê?

Bem, do mesmo jeito que pausei o blog para me concentrar no ENEM, também pausei o desafio. Mas só pelo fim de semana.

Ontem eu cheguei a retomar, mas não consegui bater nem a meta do dia, que dirá a atrasada.

Mas calma pequenos gafanhotos. Eu já estou pegando a velocidade e daqui a pouco trago boas notícias para você.

Antes de eu me despedir, vou deixar vocês com a capa da minha novíssima história e a sinopse. Espero comentários sobre isso, ok?

Sinopse:

"Eu vi as folhas caírem, uma a uma, pela janela do refeitório. Eu vi as árvores perderem as cores, de verde esperançoso para aquele amarelo feio. Eu vi o outono se aproximar lentamente, com toda a calma do mundo. Mesmo assim, quando ele por fim chegou, eu não estava pronta.
Talvez eu nunca fosse estar.
Não importou. O ciclo se fechou. O fim foi anunciado. A última folha caiu, sem vida, no chão."

Quando perguntamos para alguém qual a sua estação do ano preferida raramente a resposta é Outono.
Essa estação é vista com maus olhos. Para a maioria é apenas feia. As folhas caem, o tempo fica cada vez mais feio. Não é frio demais para que se possa usar casacos legais e se tome chocolate quente. Também não é calor demais para que se vá a praia e use roupas quentes.
É apenas o outono.
É o fim de um ciclo.

Mas todo fim também é um novo começo.
Quando Yasmin descobre que Ítalo nunca gostou dela, sua vida parece ter estacionado no outono. Tudo é feio e sem sentido.
Até que a última folha cai e ela descobre que para tudo há esperança.
 Nem sempre sabemos tudo sobre nós mesmos. Ás vezes, algo tem de dar errado para que a gente possa seguir pelo caminho certo. 




11 comentários:

  1. Ola, esse negocio de escrever é realmente complicado hahaha eu sempre amei escrever, comecei no tumblr, escrevia muitos posts e sempre fui assim... Quando não gostava apagava e escrevia tudo de novo até eu gostar

    ResponderExcluir
  2. Que legal flor, amei a ideia do post bem como as dica desse livro pois achei que ele é bastante interessante pela sua história que me chamou bastante atenção, por isso gostei bastante do post beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila tudo bom? Olha não se culpe tanto, a vida é muito corrida mesmo, cada hora ela impõe a nós alguma obrigação, trabalho, faculdade, curso, casamento e isso não é fácil quem dirá escrever. Mas você tem talento, então não esquenta. Adorei a capa do livro e a sinopsia. Um beijo e sucesso.
    Esteticando-se

    ResponderExcluir
  4. Que desafio bacana. Realmente não conhecia e acho que se eu participasse eu iria ter que passo o dia anterior a entrega do texto, escrevendo feito uma doida. Porque se existe uma procrastinadora profissional, essa sou eu. Boa sorte nas suas metas.

    ResponderExcluir
  5. Que incrível! Não conhecia nada sobre esse desafio e já achei a ideia sensacional, vou até indicar para alguns amigos que amam escrever. Continue vencendo esses desafios e te desejo muito sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Quando você começou falando, eu me interessei muito em saber um pouco do que você escreveu, acada palavra, a leitura foi ficando "longa", pois eu estava super ansiosa pra saber quando ia começar a falar sobre o que escreveu. Eu gostei muito da sinopse, mas acho que se ela fosse como o mistério que cercou ao ler o começo dessa postagem, com certeza iria dar muita, mais muita vontade de ler, mesmo assim, eu continuo querendo conhecer a história, gostei muito do tema e espero que desenvolva muito mais!

    Beijos,
    https://juliannesoueu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Esse negócio de escrever é complicado, juro que já iniciei vários livros que na minha cabeça teria inspiração para uns 30 capítulos haha mas na hora de escrever o negócio não flui! Eu gosto do outono viu? porque logo depois chega o inverno haha Continue este desafio viu? Beijos :)

    ResponderExcluir
  8. Desafio muito bom, mas pra mim seria um grande problema. Tenho dificuldades em criar histórias, sabe ? E quando crio acabo sempre desistindo das histórias.

    ResponderExcluir
  9. UAL, eu penso exatamente igual, acho que quando algo dá errado é porque lá na frente algo vai dar certo. E quando Deus fecha uma porta ele abre uma janela. Eu tive um blog literário que integrai ao meu atual, no qual eu escrevia e fazia resenhas. Sei o quanto escrever é libertador, as vezes toda a angustia, tristeza, alegria sai ali no papel.
    PArabéns pelo livro!

    ResponderExcluir
  10. Que desafio legal!! Eu nunca tinha escutado falar nele, mas parece ser bem interessante. Eu também sou procrastinadora. A algum tempo comecei uma história e larguei. =/ Mas acho que vou voltar a escrever ela!! :)
    Adorei a sinopse do seu livro. Ele vai ser lançado? Como vai ser? Me interessei pela história!! *-*

    Beeeijos

    http://garotasdevorandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Primeira vez que vejo um desafio de palavras assim, parece bem interessante, nunca tentei porque até pra fazer o meu beda eu deixo pra lá da hora e postar kkk as veces é preguiça mesmo...
    Boa sorte com seu desafio haha

    ResponderExcluir

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais