sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Top 5 - Livros com Cheirinho de Infância

Opa, opa. Tem algo muito estranho aqui.

Ah, sim!

Ontem eu acabei não postando nada aqui. Sorry. Tem dias que a gente não ta tão bem assim.

Pensando em me redimir, hoje estou me comprometendo a escrever dois post. O de ontem e o de hoje. Okay? Okay. Então bora!



Inspirado nos dias das Crianças, que foi nessa quarta, vamos falar dos livros que marcaram a infância. Primeiro eu, depois vocês me respondem nos comentários.


Karas

Como falar da minha infância sem falar dessa série. Não, melhor. Como falar de qualquer livro, sem lembrar de como essa paixão começou.
Pra quem não sabe, ou anda esquecido, esses foram os primeiros livros que li. Foram eles os responsáveis por me fazer entrar nesse mundo literário.
Para resumir, a série conta a história dos Karas, "o avesso dos coroas, o contrário dos caretas." Quatro jovens, por brincadeira, se reúnem e passam a brincar de detetives. Logo, além de se transforarem em cinco, eles começam a desvendar casos perigosos.
Recentemente, a série ganhou um sexto livro, intitulado Droga de Amizade, onde a história chega ao fim. Mas ainda não tive o prazer de ler.
É super divertido. Como sempre, Pedro Bandeira tem uma escrita leve e envolvente. Aventura, humor e uma pitada de romance juvenil.
Uma das melhores séries que li.

















Pollyanna


Esse é daquele tipo de livro que tem capa infantil, parece infantil, a personagem é infantil, mas a mensagem é para todas as idades.
Li esse livro quando tinha entre dez e onze anos. Pra nunca mais larga.
Conta a história de Pollyanna, uma menina pobre que acaba de ficar órfã. Ela então é levada para morar com uma tia distante, rica e muito fria.
A menina passa por uns momentos bem delicados, já que a tia vê nela apenas o incomodo da tutela e acaba se distanciando da menina. Mas a garota não se deixa abalar e acaba revelando seu segredo: O Jogo do Contente.
Nesse jogo, tudo que você tem que fazer é enxergar um lado bom das coisas e ficar contente por isso.
Eu amo esse livro e o protegerei!



Poderosa

Quando li esse livro, já estava um pouco maior. Tinha 13 anos, eu me lembro bem. Isso porque era a mesma idade da Joana Dalva, a protagonista da história, e ficava bastante feliz por isso, já que eu me identificava muito com ela.
Nesse livro, conhecemos a história de uma menina que tinha um poder incrível: tudo que ela escrevia com a mão esquerda - era canhota - se tornava realidade.
Tudo. Desde uma barata virar joaninha- que solução maravilhosa, não? - até fazer com que seus pais se reconciliassem.
Com muito humor, essa série é super envolvente e uma delícia de se ler.
Até hoje faço um vale a pena ler de novo.
Com a morte do autor, Sérgio Klein - uma terrível perda, diga-se de passagem-,  o jornalista e professor universitário José Antônio Orlando resolveu terminar a história, publicando Poderosa 6.
Esse eu li.








Fala sério, mãe!

Eu amooo Thalita Rebouças.
Parece que tudo que ela toca vira ouro, não sei como.
Meu amor começou com 13 anos. Me apaixonei muito nessa época.
Conheci Fala Sério, mãe! que me chamou atenção pelo título diferente. Aproveitei o embalo e li Fala Sério, pai! e Fala Sério, amor!
Infelizmente ainda não li os outros. Ainda!
Mas a história é realmente uma delicia. Malu, ou como sua mãe prefere, Maria de Lourdes, é uma típica adolescente que ainda está descobrindo o mundo.
A história começa quando ela está na barriga da mãe e termina quando ela vai morar com as amigas. É super engraçada, marca registrada dos nossos escritores, e traz algumas situações que todo mundo já passou.
Vale a pena ler.

A Marca de Uma Lágrima

Tem livro mais gostoso que esse?
Outra vez, eu tinha mais ou menos 13 anos. Não lembro. Depois que li Karas, enlouqueci e sai lendo todos os livros do Pedro que encontrei,então é provável que eu tenha lido antes.
Vai saber.
Narrada pelo ponto de vista de Isabel, uma garota comum e que se acha feia e gorda, conta os dilemas que ela passa, pesados demais para seus ombros. Não é drama não. Uma mãe ausente, um pai que só deposita a pensão e uma melhor amiga apaixonada por seu primo, o mesmo que ela acabou se apaixonando.
Amo esse livro. Foi o primeiro que me fez chorar. Desde então, não parei mais.



Hoje foi isso gente. Gostaram? Comentem a opinião de vocês aqui embaixo. Ah, quero saber que livros marcaram a infância de vocês. Não se acanhe. Ou como diria minha mãe, não se avexe não. Larga mão dessa timidez e vem conversar comigo.

25 comentários:

  1. Os Karas é ótimo! Gosto muito desta série. A nova edição de Polyanna que a Gutenberg lançou está muito bonita, já viu?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi, está realmente linda. Até pensei em colocar a foto aqui, mas queria mesmo mostrar como eram as edições quando eu li.
      Bjs!

      Excluir
  2. Oi Camila!
    Das séries eu li "Poderosa" e o "Fala sério, amor" e também era criança quando me aventurei nessas leituras deliciosas. Quero continuar a série Poderosa, não li os três últimos e quero muito em breve terminar.
    Aliás, saudades infância. ai ai...

    Beijos!

    http://brutwos.com.br/
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/2016/10/olho-no-olho.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentira que você não leu os três últimos? São os meus preferidos. Pra mim, são as melhores histórias que tem.
      Se bem que eu sou meio suspeita a falar haha
      Realmente, dá muita saudade da nossa infância. Tanto que sempre dou um pulinho por lá através dos livros.
      bjs!

      Excluir
  3. Oiee ^^
    De todos os livros que você mencionou, o único que eu li foi "A droga da obediência", e apenas porque fui obrigada...hehe' até que gostei da história, mas não entrou para os favoritos. Tinha curiosidade de ler os livros "Poderosa" quando mais nova, mas agora já não tenho mais *-*
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também meio que fui obrigada a ler. Tenho que agradecer a minha professora por isso, senão acho que não estaria aqui.
      Que pena que não tem mais essa curiosidade.
      Mas o que não faltam são livros pra gente lê, não é msm?
      Bjs!

      Excluir
  4. Oi!
    Que bom saber que tantos livros fizeram parte da sua infância. Da sua lista li toda a série "Fala Sério" e os dois primeiros livros de "Poderosa" que é uma série que ainda tenho vontade de terminar de ler pra saber qual foi o desfecho.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee!
      Sei que minha cota de fã já foi estourada com essa pequena listinha. Mas o que tenho a dizer é: leia!
      Eu sou muito apaixonada por essa história, principalmente pela principal. Vale a pena você terminar.
      Bjs!

      Excluir
  5. Olá Camila!
    Infelizmente, não fui leitora durante minha infância, então, não tenho livros que me marcaram. Outra questão que é bem infeliz é que não li nenhum dos livros citados, apesar de ter muita curiosidade em ler Pollyana.
    Adorei a sua postagem, foi bem nostálgica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Bruna!
      Que pena que você não começou cedo. Mas acontece, não é mesmo?
      Olha, ainda acho que você deveria matar essa curiosidade e ler Pollyanna. Como eu disse, é um livro que qualquer pessoa de qualquer idade deveria ler.
      Se você se arriscar, depois volta aqui e me conta como foi, ok?
      Bjs!

      Excluir
  6. Oi!

    Que bacana a sua listinha!
    É uma pena que eu não conheça nenhum desses livros. Os que mais me marcaram foram A arvore que dava dinheiro e Depois daquela viagem. Tenho muita vontade de rele-los haha espero poder fazer isso. Adorei conhecer os seus queridinhos da infância.


    beijos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Minha vez de não conhecer os livros. haha Deu até uma pequena vergonha, mas como isso mão existe no meu dicionário, passou.
      Não conhecia os livros que você falou. Eram bons? Me ajuda ai!
      Bjs!

      Excluir
  7. Oi Camila!
    Acredita que eu nunca li nada do Pedro Bandeira??? Nem quando era mais nova e hoje já não tenho muito interesse em ler. Com certeza aproveitaria mais da leitura antigamente.
    Eu tinha os primeiros livros de "Poderosa", porém nunca li... Eu tinha um livro da Thalita Rebouças que era "Tudo Por Um Feriado" que eu li e lembro que eu adorava.
    Os livros que marcaram a minha infância foram "Bisa Bia, Bisa Bel" que foi quem me introduziu ao mundo da literatura apesar de não ter sido com ele que comecei a ler feito louca... E adorava os livros de investigação, tipo "O Gênio do Crime", "12 Horas de Terror" e "O Rapto do Garoto de Ouro" do Marcos Rey, "A Pedra Esculpida", "Rua 46", "O Mistério Mora Ao Lado" entre outros desse tipo. Desde pequena já gostava desse gênero, rsrs.
    Adorei o post!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/10/livro-desnecessario-depois-de-voce.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Carol!
      Antes de tudo, esse é o nome da minha irmã, acredita?
      Que mundo louco!
      Que pena que você não leu os do Pedro ou Poderosa. Não li esse da Thalita, mas se tratando dessa diva deve ser muito bom.
      Menina, como assim você já tava infiltrada nesse mundo misterioso? Que menina poderosa você devia ser na infância. haha
      De qualquer forma, obrigada pelo elogio e volte sempre ;)

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?
    Adorei suas escolhas haha
    Então, eu vim a me torna leitura com os 15 anos, mas me lembro que na infancia, logo quando aprendi a lê, até os 9 / 10 anos eu gostava de lê os contos de fadas, depois disso passei a lê mais o que era obrigada, mas um dos poucos autores que eu lia e gostava era Paulo Coelho depois dos 11 anos. Me tornei leitora mesmo lendo crepusculo, HP, etc. adorei o post haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie linda!
      Contos de fadas? Eu também adorava. Mas desde pequena achava que tinha algo faltando, alguma coisa mais emocionante e sentia uma vontade tremenda de mudar isso. Era o destino me chamando pra eu me aventurar e escrever. haha!
      Nunca li nada do Paulo Coelho, mas acho que todo mundo já ouviu falar dele.
      Crepúsculo conheci assim que saiu e gostei.
      Que Santa J.K. Rowling me perdoe, mas acredita que só esse ano fui ler HP?
      O que não me livrou de sofrer em todo livro.
      Obrigada pelo elogio e espero te ver mais por aqui ;)

      Excluir
  9. Oi Camila, tudo jóia?
    Infelizmente, não li nenhum desses livros que você citou (nem na minha infância nem atualmente).
    Assim como muitas pessoas, comecei a ler ali com 10/11 anos e comecei direto co Harry Potter, para nunca mais parar haha
    Vivo brincando que o cheiro de livro é o mesmo cheiro das edições de HP, aí quando pego um livro e vou cheirar penso "hmm, esse aqui tem cheiro de livro de verdade, é o cheirinho de HP <3"
    Minha mãe sempre falou muito bem de Pollyanna também, então talvez um dia eu dê uma chance!
    Obrigada pelas indicações!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente! Isso que é amor por um livro. Mas te entendo.
      Não comecei a ler com HP e só bem recentemente que eu fui conhecer. Uma vergonha? Talvez. Mas só agora entendo o pouco desse amor que os potterheads tem.
      Pollyanna é um amorzinho. Um doce de história.
      Se você decidir dar uma chance, volta aqui depois e me conta, ok?
      De nada linda. Se quiser me indicar algo, to sempre pronta a desafios.
      Bjs!

      Excluir
  10. Olá!
    Acho que o único dessa lista que ouvi falar foi Poderosa, porque via propaganda na Disney, enquanto minha irmã assistia hahaha Mas nunca tive vontade de ler porque acho que já estava um pouco mais velha hahaha Mas gostei muito da sua lista!
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha nem sabia dessa propaganda. Disney? Tenho essas coisas não. Aqui é Sbt e Tv Cultura msm haha.
      Fico feliz que tenha gostado. Espero te ver aqui mais vezes.
      Bjs!

      Excluir
  11. Não tem como não falar de livros da infancia sem comentar sobre Pedro Bandeira e Pollyana, né? São figurinhas batidas assim como a turma da Mônica!!!!
    Achei bem legal a postagem e relembrar de algumas leituras.
    Não cheguei a ler Poderosas e nem Fala Sério, mas parecem interessantes :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda razão. Ah, eu também lia a Turma da Mônica. Principalmente na época em que descobri a biblioteca da escola. Ai eu não parava mais.
      Fico feliz que tenha gostado. É sempre bom relembrar dos bons momentos, ainda mais quando se trata de livros.
      Espero te ver aqui mais vezes.
      Bjs!

      Excluir
  12. A Marca de uma Lágrima marcou o incio da minha adolescência, uma professora me emprestou, assim iniciava meu amor pela leitura. Pollyana, é um enredo envolvente e lindo, como não ficar marcado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que lindo. Pontos para essa professora!
      Também fui marcada por esse livro. Mas de uma forma um pouco diferente. Foi através desse livro que comecei a escrever poemas. Não ficaram legais. Ainda não são legais. haha!
      Pollyanna é meu amorzinho! Sempre que dá, volto a ler só pra sentir o gostinho de infância.
      Bjs!

      Excluir
  13. Olá!
    Interessante os post, e sinto uma invejinha de quem começou a ler livros cedo, que não foi o meu caso, então não tenho aqueles livros marcantes da infância, a não ser os gibis da Turma da Mônica que lia de vez em quando rs'
    Recentemente li meu primeiro livro da Thalita Rebouças e gostei muito da sua narrativa fluida e leve, voltada para os adolescentes. Tenho curiosidade de ler "A Marca de Uma lágrima" e já estou adicionando na lista do próximo ano ou quem sabe eu leia esse ano ainda. Adorei o post, parabéns!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais