terça-feira, 23 de agosto de 2016

Bloqueio Criativo



Tão temido que apenas a menção de seu nome já nos faz estremecer, é uma verdade universal que todo artista algum dia já teve um bloqueio criativo. Também não é para menos. Além de nos roubar toda a inspiração e criatividade, nos deixa com uma sensação de vazio e desesperança, como se aquele fosse o nosso fim.

Mas não é.

O bloqueio criativo faz parte do dia-a-dia de todo artista e, por mais que assuste, sempre vai embora.

Você não perdeu o seu dom meu caro amigo, apenas está passando por essa temível fase.

Mas por que seu cérebro brincaria com você desse jeito?

Primeiro que ele adora fazer isso. Você nunca percebeu? Quando pensa ter ouvido algum barulho, quando enxerga um vulto pelo canto do olho ou simplesmente só se lembra daquele trabalho super importante em cima da hora. Esses exemplos são as mais comuns pegadinhas que nosso cérebro nos prega.

Brincadeiras à parte, o bloqueio pode ser explicado por n motivos.

Stress, preocupações, necessidades fisiológicas e ambientes não propícios são os mais comuns.

Quando estamos sobrecarregados, no caso do stress e das preocupações, é comum que nossa criatividade se esvaia, já que o cérebro está mais preocupado com outras situações e acaba deixando nossa inspiração de lado.

Necessidades fisiológicas como fome, sono, má alimentação e outros podem ser bastante prejudiciais ao processo criativo. Não tem como pensar e criar se estivermos desconfortáveis.

Ambiente não propícios também são um problemão, já que precisamos nos concentrar para criar. Televisões no ultimo volume, irmãos mais novos e vizinhos barulhentos podem virar vilões nessa hora.

Mas conhecendo a causa fica mais fácil de solucionar o problema, não? Vamos então as nossas dicas.

1. Relaxe:

Já parou pra pensar que a pressão pode ser sua inimiga. Conheço muitos por aí que criam melhor quando se sentem pressionados. É justamente nas piores situações que as idéias mais loucas surgem. Mas isso não é uma regra. Nem todo mundo consegue se virar muito bem com tensão.
Eu, por exemplo, sou desses.
Quando nos sentimos pressionados, o nosso cérebro começa a trabalhar dobrado. Por isso, pode acontecer de nenhuma ideia nos vir. E se vier, cuidado, elas não costumam ser muito boas.
Uma boa música, caminhada, uma meditação ou simplesmente uma pausa facilita.
Há quem diga que tomar um banho quente ajude, assim todo o seu corpo relaxa e seu cérebro tem mais tempo para pensar em algo.


2. Se Inspire

Logo depois de esvaziar sua mente e se sentir descansado, você deve reiniciar o processo. Procure se inspirar novamente, Para isso, você pode ler um livro, assistir a filme, acompanhar o trabalho do seu ídolo ou até conversar com alguém.
As melhores ideias surgem quando estamos nos divertindo ou conversando com alguém. Você pode usar como base o enrendo dessas histórias ou desenvolver uma história apenas se perguntando ou conversando coisas sobre uma determinada história.
Quanto mais descontraído você estiver, mais chance de uma ideia lhe bater na porta.


3. Descanse

Já parou pra pensar que as ideias mais mirabolantes só aparecem quando estamos totalmente aéreos. Quando estamos prestes a dormir, ouvindo música sem pensar em nada ou sonhando. Ou seja, quando estamos totalmente desprovidos de blocos de notas ou cansados demais para levantar e escrever.
Por isso, é bom reproduzir esses momentos.
Dê uma pausa e descanse por alguns minutos, se dê alguns minutos. Ouça sua playlist preferida ou simplesmente tente tirar um cochilo.
Mais descansada, sua mente trabalhará melhor.


4. Faça ao Contrário

Se você não consegue escrever simplesmente porque não sabe o que vai acontecer em seguida, liste o que não vai acontecer. Fica mais fácil.
Sabendo o que não tem como acontecer de jeito nenhum, as alternativas se limitam e você chega rapidamente no que deve acontecer.
Sério. É muito bom.


5. Escreva

Seja qual for o problema, escreva. Mesmo que você ache tudo horrível, escreva. Nem pense se você está fazendo certo ou se deveria tentar de novo, simplesmente escreva.
Desligue o perfeccionismo e se concentre no que está escrevendo agora. Não pense nos próximos capítulos ou se aquilo faz sentido ou não, apenas escreva.
A melhor solução sempre é escrever.


Essas são algumas dicas que eu costumo usar e geralmente dão certo. Se mesmo assim o bloqueio não passar, relaxe. Não é pra sempre. Aceite que isso é apenas momentâneo e não se preocupe. Quando voltar a escrever, seus textos estarão melhores do que nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais