quinta-feira, 2 de junho de 2016

Nacional x Estrangeiro

Fala povo bonito!

O dia ta bonito e eu decidi que tava na hora da gente falar um pouco sobre essa rivalidade pra lá de polêmica.

Você aí! É você mesmo que ta olhando pro outro lado, fingindo que não tem nada a ver com a história. Pode parar de disfarçar que a gente sabe que você já teve algum tipo de preconceito. É migo, a gente não é bobo não.




Quando você participa de muito grupo sobre livros duas coisas ficam óbvias: sempre vai ter fandom brigando pra saber quem é o melhor e sempre vai ter aquela pessoinha iluminada de deus que vai chegar e dizer que estrangeiro é melhor que nacional ou vice-versa.

Sobre o fandom a gente não tem muito o que fazer. Acredito que todo mundo já teve aquela discussão boba sobre que saga era melhor. Desde que ninguém sai ofendendo o outro, é até que saudável. Vamos discutir sim. Mas com bom senso, galera.

Agora, se você é aquele ser chato que chega e diz que o seu gosto é melhor que do outro e fala que só estrangeiro é bom (ou nacional), eu só tenho uma coisa pra te falar: Para que tá feio.

O Império do Estrangeiro

Você ta lá de boa, conversando com seus amigos sobre os livros que você leu e de repente brota um ser e diz que você não deveria ler essas coisas idiotas (como se ele pudesse mandar no nosso gosto). "Quem é Machado de Assis aos pés de J K Rowling?"

Migo, a poluição do mundo já ta grande e você ainda contribui falando merda por aí? Não dá, querido.

Vamos deixar claro uma coisa aqui: cada um ler o que bem entender. Não é porque o amiguinho lê 50 Tons que você tem que se afastar dele. Que preconceito é esse?

Mas essa história de estrangeiro é melhor que nacional me irrita muito. Já vi gente que queria ser escritor dizer que nada é melhor que a literatura estrangeiro.Como assim migo? E a sua literatura? Ela é nacional, ta meu bem?

Dá até pra entender um pouco o porquê disso tudo. Os livros estrangeiros só chegam ao nosso país porque já faziam sucesso antes. Isso é óbvio. Ninguém vai exportar algo que não venda. Mas isso não signifique que a nossa literatura seja inferior.

Cadê o patriotismo? Cadê o amor incondicional à literatura? Tu nem é crítico pra me vim com uma "opinião" dessas.

Nacionalismo exagerado

Sempre que tem essas discussõezinhas chega o maravilhoso ser que diz: Ah, mas livro nacional é pra quem é culto.

Não.

Você não disse isso.

Assim não da pra te defender. Tu também não ajuda.

Quem foi o ser que inventou que ler nacionais e ouvir música clássica é pra quem é culto. Tu lá sabe o que é culto?

Segundo o nosso pai dos burros, o dicionário é: que tem cultura, instrução, erudição.

Ta falando algo sobre nacionais? Não. Pois é. Vamos se informar e para de falar besteira, por favor.

Os livros nacionais são bons? São ótimos! Temos que valorizar a nossa literatura? Claro que sim. Temos que influenciar para que ela seja mais aceita? Óbvio. Mas isso não significa que você tem que dizer pro amiguinho que ele é burro porque nunca leu um Machado.

Ah e outra coisa. Machado de Assis não é único escritor do brasil não, ta? Olha o Jorge Amado minha gente. Cecília Meireles também. Isso pra não falar dos atuais: Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Bruna Viera, Marina Carvalho, Carina Rissi, Carol Sabar. E o Ziraldo? Cadê a Márcia Krusptas? Não acredito que vocês esqueceram do Pedro Bandeira! Sérgio Klein ficou chateado de não estar na sua lista.

Eu poderia passar horas falando os nomes dos nossos consagrados autores, mas isso iria demorar muito e acho que já deu pra entender onde eu quero chegar.

Vamos ler livros nacionais sim, mas nunca devemos impor os nossos gostos. Se o amiguinho nao gosta da nossa literatura, tudo bem. Desde que ele não esteja evitando-a por algum preconceito qualquer.

Quer ler estrangeiro? Tudo bem,não tem mal algum. Vai fundo. Prefere livros nacionais? Tudo bem também. Você quem escolhe.

Se você não gosta quando tentam mudar o seu gosto então não faça isso com amiguinho.

Vamos ser educados, amiguinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais