quinta-feira, 9 de junho de 2016

Depressão Pós-Livro

Você ta lendo um livro fantástico. Você se identifica com os personagens, a história não poderia ser melhor e a leitura flui que é uma beleza. Flui tanto que você mal vê o tempo passar. Você não para de ler por nada. Mesmo que sua mãe grite pra você ir almoçar, mesmo que seu pai apareça e diga pela milésima vez pra você arrumar o quarto. A sua irmã pode te pedir ajuda e seu irmão pode vim saber se você morreu ou não. Nada te para.

Você ignora cada um deles. Afinal, você está lendo seu livro. Um livro que já virou um dos favoritos. Você não vai parar de lê-lo.

Até que acaba.



Você acaba de ler a ultima página e vira procurando por mais. Não tem mais. É o fim. Acabou. Nenhum livro vê depois, e se vier ainda não foi publicado ou você não tem. O que fazer agora?

No momento que você fecha o livro é que se percebe... Não existe mais razão.


Não tem porque assistir um filme, se não for sobre aquele livro. Nada vai te alegrar mais, pois você não tem mais sua fonte de felicidade. Você até tenta ler outros livros, mas nenhum é igual aquele.

O que fazer então?

Você sai gritando pra deus e o mundo que seu livro acabou. você posta no face, no twitter, no tumblr ou liga pra algum amigo. As vezes até aparece alguém que te entende e alivia um pouco a sua dor. Mas nem sempre isso acontece e você cai ainda mais nesse poço.

Você corre atrás de fics, baixa todas as fotos possíveis do fandom, fanarts e tudo que você conseguir encontrar. Coloca como descanso de tela, papel de parede, seja do WhatsApp ou do celular mesmo. Tudo que você toca precisa estar coberto de alguma foto ou frase do seu livro.

Mas nada parece adiantar.

Calma, calma.

Acredito que todo mundo já tenha passado por isso. Inclusive eu, que não passo de mais uma mera mortal.

É normal nos apegarmos as histórias e personagens. Afinal, passamos tanto tempo que eles e, se a história for boa, é aceitável que seja difícil de nos despedirmos.

Isso meus caros amigos, é conhecido como Depressão Pós-livro.

Mas calma que tudo tem solução. Como diria minha mãe "só não tem solução para a morte".

Eu já passei por essa situação e sei o quanto dói ter que se despedir de um livro. Mas você tem que entender que aquele não é o fim. Mesmo que não venha a ter outros livros depois disso, sempre podemos recomeçar e ler novamente. Além disso, J.K Rowling ta ai pra dizer que mesmo depois de anos, dá sim pra continuar aquela história.

Então não desanime. Se você se identificou com tudo que eu escrevi até agora, não se desespera que tem solução sim.


  1. Procure ler outros livros:  Eu sei que eu falei que fica mais difícil se concentrar num livro quando passamos por uma depressão literária. Mas a gente tem que continuar tentando. Vai atrás daqueles livros que você comprou meses atrás e até agora não leu. Por algum motivo você se interessou por ele e quis comprar. Talvez ele seja a solução.
  2. Leia seu livro favorito: Não adiantou ler outros livros. Então nada melhor que ler aquele seu livro favorito. No meu caso é a saga Academia de Vampiros  e toda vez que eu não consigo ler qualquer outro livro, eu volto pra esse. Como eu já li várias vezes, já estou acostumada e ele acabou se tornando uma zona de conforto, um porto seguro.
  3. Tente sair um pouco dessa zona literária: Você já seguiu as duas dicas ai em cima  e continuo na mesma. Então talvez seja hora de você sair um pouco do mundo dos livros. Vai sair um pouco, vê algum filme ou aquela sua série favorita. Se encontra com seus amigos e tenta não falar do bendito livro.
  4. Leia o livro de novo: Você saiu e até se divertiu, mas no seu íntimo continuou pensando no livro e em seus personagens. Lê o livro de novo. Quem sabe assim você preenche essa falta que o livro te faz e dá o próximo passo. 
  5. Procure ajuda: Você leu o livro de novo e de nada adiantou. Ou você nem conseguiu ler o livro outra vez, sabendo o que iria acontecer. Então meu amigo, procura uma ajuda. Uma ajuda profissional. Você ta muito viciado e tudo em exagero tende a fazer mal.

É isso. Espero que vocês tenham entendido que todo mundo já passou por isso ou vai passar. Essa é uma etapa normal na vida de um leitor, por mais angustiante que seja. O que não significa que o mundo acabou e não tem mais razão para se viver. Foi apenas um livro, um livro muito bom e que mudou sua vida, mas um livro apenas. Relaxe que essa depressão vai passar.

Quem tiver outras dicas pra compartilhar com a gente, a caixa de comentários ta ai pra isso. Não se esqueçam de curtir ou mostrar esse texto pra aquele amigo que você sabe que está passando por isso. Ou pros seus pais quando dizem que tudo isso é frescura sua. Não é.

Um beijo e nos vemos no próximo post. 

                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais

Titulo do slide...

Aqui voce vai colocar o conteudo ou falar sobre seu artigo relacionado a imagem do lado

Leia mais