quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

5 Motivos Para Assistir Orange Is The New Black


Olá amoras! Tudo bem com vocês? Hoje é quinta e vocês sabe o quanto eu amo esse dia da semana, já que é permitido mais conversa mais leve, mais descontraída. E hoje eu vim falar sobre uma série em que acabei me viciando tarde, mas já dizia sua avó "antes tarde do que nunca". Na verdade, não sei se ela cita esse ditado, mas a minha sim.

Enfim, pelo título e pela foto vocês já sabem do que estou falando: Orange is The New Black é claro. Eu comecei no fim de 2015, mas viciei mesmo foi em 2016. E daí só parei quando acabou as temporadas. Alias, a série já tem data de retorno, anota aí na agenda: próximo mês de junho.

Agora vamos parar de enrolação e irmos para o que interessa.



Em resumo, a série retrata a história de Piper Chapman, uma mulher de 30 e poucos anos que acaba sendo presa por tráfico de drogas junto com Alex, sua ex namorada. Depois de uma década sem ver a ex, Piper além de dividir a mesma prisão com ela, também vai ter que ficar afastada do seu noivo Larry por 15 meses - período da sua sentencia. E é nessa prisão que ela conhece histórias como as de Nick, Sofia, Taystee, Moreno,  Crazy Eyes e outras.


1.  Uma série sobre mulheres

Você não leu errado não, amore. A maior parte do elenco é da ala feminina, os homens são apenas coadjuvantes que simplesmente estão ali, mas o foco é nelas. Parece que o jogo virou, não é mesmo?
Além disso, a série quebra paradigmas ao retralar histórias de mulheres presidiárias, dois grupos que costumam serem esquecidos quando se fala em sétima arte - aliás, costumam ser esquecidos quase sempre.



2. Não existe uma só protagonista

Apesar da trama começar seguindo a Piper, ela não permanece no foco não. A cada novo capítulo,  uma detenta toma vez e conta a sua história. E é nesse jogo de passado e presente que conhecemos cada uma delas, descobrindo sua evolução e como ela foi parar ali. É verdade que não são inocentes, mas isso não significa que não devam ter sua voz.
Ah, e elas ainda criam laços ali como se fossem irmãs ou até mesmo mães. É aquela tal de sororidade, quando duas mulheres se ajudam e tem uma relação boa sem possuir laços sanguíneos.



3. Representatividade

Se tem uma coisa que não falava em OITNB - além do humor, é claro - é representatividade. Tem negra, branca, magra, gorda, loira, morena, ruiva. Temos asiáticas,  russas, italianas... Até mesmo uma transexual.
Aliás, a série é desprovida de preconceitos e conta histórias de héteros e homossexuais da mesma forma. Tem como não amar?


4. Drama com humor ácido

Já deu pra perceber que essa série veio pra derrubar todos os forninhos. Então é claro que não poderiam faltar drama com uma pontada de crítica social.
Primeiro vamos focar no drama, quando nos pegamos sentindo empatias por pessoas que antes julgávamos. Temos até mesmo um foco no tema aborto, gente.
Agora sobre o humor ácido, não tem como não ter. Orange veio pra derrubar todos estereótipos e calar os sensos comuns, abordando temas como drogas, mafia e até mesmo o governo.
Vai com calma que meu coração não aguenta.



5. Não há vilões ou mocinhos

Estamos falando de uma prisão e como era de esperar nesse ambiente não existe bem ou mal. As mocinhas protagonistas, cometeram crimes, alguns bem pesados mesmo. E ainda assim nos vemos torcendo por elas, sentindo as mesmas emoções e querendo que tudo acabe bem.
Nem mesmo os guardas escapam. Aos poucos cada um deles mostram sua outra face, como avareza, sede de poder ou orgulho.
Coisa que amo, porque mostra muito bem a ambiguidade que o ser humano possui.



6. Tá na netflix

Eu falei que eram 5? Ah, mas essa série é boa demais para não ter um bônus.
Além de tudo que eu disse aqui, Orange é uma série  original da netflix. Mas o que isso significa?
A atualização de temporadas é bem mais rápida do que as outras e quando atualiza é a temporada inteira.  Ou seja, maratona na certa.




E aí? Depois de todos esses motivos vai continuar sem assistir? Eu duvido.
Mas sério, momento Tiete aqui, vale a pena assistir somente porque essa série muda todos nossos pré conceitos e modos de pensar. E mudança é sempre bom, não?


Por hoje foi só, mas espero que tenham curtido tanto quanto eu. Um cheiro e tchau!

23 comentários:

  1. Uhulllll.... acompanho a série desde o começo e sou muito viciada. .. Jah sorri.... já chorei..... já quis pegar os produtores pelas orelhas!!!! Amo muito.... e teriam muito mais motivos! Amei o post! Aguardemos a próxima temporada!

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Adorei poder conferir seus motivos escolhidos para assistir a série... sempre que acesso a netflix vejo essa série por lá, mas ainda não tive a oportunidade de conferir, só ouço bons comentários a respeito.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Comecei a assistir a serie bem depois que ela estreou, já tinha 3 temporadas e eu fui mais na curiosidade. mas então, quando percebi, já tinha maratonado tudo e precisava de mais , mais mais.
    Adorei os motivos e o que mais acho pertinente, é o da representatividade. Adoro o elenco, e dou muita risada com a forma de vida dentro da prisão. Mas me emociono muito também.
    Amei o post.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Camila!
    Uma amiga ama muito essa série, já tentou me fazer a assistir, mas nunca me interessei. :/
    Parece ser uma série bem divertida, mas cheia de momentos tensos. Adoro todo esse empoderamento feminino que a trás. Vou tentar dar uma chance, não agora, mas vou dar sim. ^^
    Obrigada pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  5. Que bacana... Já ouvi falar muito da série mas não comecei ainda! Quem sabe um dia role!

    Bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie...
    Adorei o post!
    Sempre vejo muitos comentários positivos sobre essa série, mas, como sou muito lerda até hoje não assisti sequer um capítulo hahaha...
    Vou anotar pra assistir um dia desses...
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar muito sobre a serie,mas nunca assisti,já ouvi dizer que tem muita referencia de livros nela,o que me parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  8. Oie! Tudo bem?

    Por mais que seus motivos sejam bons e eu já tenha lido sobre a série em outros blogs, eu não assisto séries (sim você leu certo), faz anos que não sei o que é acompanhar uma série, mas não nego que pelo o que acompanho dela do pessoal falando parece ser muito boa!

    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila!

    Tudo bem? EU SOU LOUCAMENTE APAIXONADA POR OITNB!!!!!!!! Caramba a série me conquistou lá na primeira temporada de cara e desde então não consegui parar de ver. Três coisas me fizeram viciar em OITNB: a representatividade, o fato de não possuir vilões ou mocinhos (é só pessoas lidando do jeito que podem com as coisas boas e ruins da vida! <3) e o humor absolutamente crítico (ou ácido como você disse) da série!

    Com certeza a sua dica tem que ser anotada por quem ainda não viu porque estão perdendo uma série maravilhosa!

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Achei bem legal o post! Nunca tive muito interesse em ver OITNB, mas os seus comentários me fizeram ver com outros olhos e até sentir uma certa curiosidade.
    Só não digo que irei assistir, porque eu já estou com MUITAS séries atrasadas.
    De qualquer forma, adorei a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oieee, tudo bem??? Já tinha ouvido e MUITO falar sobre essa série mas te confesso que não tinha chamado TANTO a minha atenção... até agora! Sim, eu adorei cada tópico que você pontuou. Série de mulheres, sem preconceitos, humor ácido, na Netflix?? Adeus, to indo ver agora! hahahaha Já sei que vou fazer maratona solo (meu namorado não vai topar)! Bjos e obrigadíssima pela dica!

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Acho que só pelo fato de estar na Netflix já me conquista hahaha Vários amigos já me indicaram essa série e acho que nunca assisti por falta de vergonha na cara mesmo, porque a série parece ser realmente boa e bem do estilo que curto. Acho que vou seguir os eu conselho e assistir em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Comecei a assistir há pouco tempo e na verdade só vi até o terceiro episódio, mas adorei a série. Realmente, há muita representatividade e drama, porém de um jeito divertido.
    Pretendo dar continuidade :D



    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO, do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  14. Oiee ^^
    Essa deve ser a única série que é sobre mulheres, não? E é incrível, ainda por cima. As temporadas saem e eu vejo os episódios em dois ou três dias, de tão incríveis! E, como você disse, tem muita representatividade, o que, por mais que esteja melhorando nos últimos tempos, ainda anda um pouco fraco.
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  15. Olá!! :)

    Eu não conhecia esta seria mas lembro-me de já ter ouvido o nome algures, um amigo meu ate assiste!! ahha :)

    Acho ótimo que gostes e que não haja apenas uma protagonista, assim como que tenha momentos de humor acido, numa serie ate agrada! :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  16. Oi.

    Preciso continuar a assistir. Parei na metade da primeira temporada e até agora não vi os outros. Estou bem atrasada, mas vou tentar terminar a primeira temporada neste fim de semana ou no feriado de carnaval.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Nossa, sempre ouço comentários bons sobre essa série, mas como esse ano eu decidi focar no Enem, estou evitando me viciar em séries ou meu tempo para estudar fica bem curto. É mega difícil conciliar livros, vestibular e a escola haha Mas eu fiquei bem curiosa, principalmente com a representatividade feminina. Falta isso em muitas séries, fora os tabus, né? Quem sabe eu não me aventuro e vejo alguns capítulos? Haha, só espero não viciar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bem?
    estou acompanhando várias series na Netflix, já tinha ouvido falar muito de Orange, mas não tinha chamado tanto a minha atenção para assistir. Mas agora fiquei super curiosa para conferir.
    Amei o post, parabéns pelo blog maravilhoso.
    Abraços Mary

    ResponderExcluir
  19. Oieee, ah que post maravilhoso! acompanho a série e realmente ela é um amorzinho, sendo engraçada mas sempre com uma mensagem social importante por trás de cada novo episodio!

    BJS jany

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu tenho uma amiga que é apaixonadíssima pela série, fala dela o tempo todo hahaha apesar de eu concordar que todos esses pontos fazem de uma série incrível, não é o tipo de enredo que me anima pra assistir, mas quem sabe eu dou uma chance um dia :)
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  21. Não sinto vontade de assistir porque acho sexual demais, mas ainda assim admito quão boa essa série é, vai além da representatividade, se tornou tão famosa e tem tanta pessoa se abrindo pra esse mundo sem preconceitos, é fantastico.

    ResponderExcluir
  22. Estou doida pela próxima temporada! Vi tudo muito rápido e to ansiosíssima para ver a continuação do último episódio que tem no netflix, huahuah!

    Gosto muito da série não se focar somente na Piper, mas sim em todas. É impressionante ver suas histórias acontecerem e suas razões, é muito bom produzida e escrita!

    ótimas razões para ver a série!
    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  23. Oie, achei todos os motivos que você apresentou maravilhosos, e isso me estimulou, não a ler a série, porque eu nunca assisto séries, mas sim a ler o livro, que espero que seja tão bom e traga todos esses fatores também.

    ResponderExcluir