sábado, 28 de janeiro de 2017

As Coisas Mais Importantes da Vida #ProjetoESM - Janeiro

Esse texto faz parte do Projeto ESM (Escrevendo Sem Medo) e corresponde com o tema de Janeiro. Para saber mais, clique aqui.



É difícil encarar esse espaço em branco e tentar falar sobre as coisas mais importantes da vida porque, geralmente, são essas coisas que mais calam a nossa voz. É difícil falar sobre as coisas importantes porque me faltam palavras, não consigo acreditar que haja letras suficientes no alfabeto capazes de demostrarem o verdadeiro valor dessas coisas. Mas mesmo assim me arrisco.

Para mim, uma das coisas mais importantes da vida é a felicidade.

É saber acordar e sorrir pra vida. Dar bom dia aos céus, colocar uma música animada e acreditar que tudo vai se sair bem. Que, de um jeito ou de outro, tudo vai dar certo no final do dia.

Também é importante lembrar dos amigos, daqueles anjos que entraram na minha vida (embora tenham vezes onde parecem uns verdadeiros anjos caídos). Apesar do pesares, são eles que trilharam comigo a maior parte dessa jornada. E foram eles que me levantaram quando cai, que me ajudaram quando precisei, que me abraçaram quando eu estava em pedaços.

São muitas as coisas importantes da vida. Elas podem ser pequenas e aparentemente sem valor. Ou podem ser gigantescas, complicadas e aterrorizantes.

A risada de uma criança.
Um sorvete numa tarde quente.
Um abraço sem motivo algum.
Uma piada fora de hora.
Aquela sensação de paz quando estamos com quem amamos.
Ouvir um eu te amo inesperado.
Um olhar silencioso e cheio de significados.

É nessa hora que eu olho pra trás e encaro meu passado de frente, tentando avaliar o que valeu ou nao à pena. Tolice. É claro que valeu. Cada mínima vitória, cada grande fracasso, cada tentativa falha foi o que me tornou quem eu sou hoje. Foi através das falhas que eu descobri que eu podia melhorar, foi através das vitórias que eu percebi o quanto eu já havia crescido, e o quanto ainda me faltava crescer.

Olhar para trás, avaliar o que se passou também é importante. Afinal, como traçar algum caminho sem saber de onde veio. Sem saber para onde se vai.

Mas não se pode negar que viver no passado não é saudável. O passado já se foi, acabou, não existe mais. Devemos sim preservá-lo, mas nunca idolatrá-lo.

Não se pode mudar o passado. Mas é quando o analisamos que nos tornamos aptos a construir algum futuro.

Se engana também quem acredita que o presente não é importante e acaba por esperar apenas o futuro. Ora, o presente é quem eu sou agora. Não sei muito sobre como era no passado, a memória falha. Também não sei nada sobre o futuro, ser vidente não está entre meus dons. Mas o presente? Desse eu tenho total controle. Eu sei quem sou, sei o que estou fazendo e porquê o faço.

É importante viver o agora, preservar o antes e planejar o depois.

Para mim a coisa mais importante da vida é justamente  isso: viver, É abraçar a vida, se jogar do precipício da dúvida e esperar não se machucar. É ter positividade, mas estar preparado para os golpes que virão. É amar sem medo de se machucar, sorrir sem medo de chorar e nunca dizer adeus.

Viver sem medo.
Viver sem vícios.
Viver por viver.

Por fim acrescento, a coisa mais importante da vida é ser do jeito que se é. Sem medo de represálias, de julgamentos ou consequências. Apenas ser quem se é, simples assim.

Mas não adianta apenas citar as coisas importantes. Não tem sentido algum falar e falar, não vai mudar nada. Então pense nas coisas que realmente te importam. E depois as faça.

Eu vou sair com meus amigos, tomar um sorvete no pôr do sol e ri de piadas idiotas. Vou ligar o som alto e dançar como se ninguém estivesse me olhando. Vou provar roupas numa loja e tirar fotos com as amigas no espelho. Vou sorrir e gargalhar. Mas vou chorar quando um filme romântico começar.

Vou viver. E você?




17 comentários:

  1. "A risada de uma criança.
    Um sorvete numa tarde quente.
    Um abraço sem motivo algum.
    Uma piada fora de hora.
    Aquela sensação de paz quando estamos com quem amamos.
    Ouvir um eu te amo inesperado.
    Um olhar silencioso e cheio de significados."

    Que texto lindo!
    Essa parte que destaquei então.. são coisas tão simples e fáceis mas com um significado tão grande! Parabéns pelo texto ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem?
      Me agrada e muito saber que você gostou do texto. Realmente quis destacar que as vezes as coisas que mais nos fazem felizes são as mais simples.
      Obrigada :D

      Excluir
  2. Existe muitas coisas importantes na vida, para mim é o mais importante é o meu pai e a minha avó, eles são os que me motivam a seguir em frente, que eu sei que se eu cometer algum erro e tropeçar eles estarão lá ao meu lado para me motivar e me dar forças para fazer o certo e seguir em frente sempre pensando no bem de todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bonito isso! Você tem toda razão, uma das coisas mais importantes é a família e o apoio que recebemos dela. Saber que existe alguém que nos ama incondicionalmente é um alívio e tanto.
      Bjs!

      Excluir
  3. "Por fim acrescento, a coisa mais importante da vida é ser do jeito que se é. Sem medo de represálias, de julgamentos ou consequências. Apenas ser quem se é, simples assim."

    Essa parte já diz tudo seja você mesmo, parabéns 👏👏 adorei o texto .

    ResponderExcluir
  4. "Por fim acrescento, a coisa mais importante da vida é ser do jeito que se é. Sem medo de represálias, de julgamentos ou consequências. Apenas ser quem se é, simples assim."

    Essa parte já diz tudo seja você mesmo 👏, parabéns adorei o texto .

    ResponderExcluir
  5. Tem uma frase do livro Eu Sou o Mensageiro que acho que se encaixaria perfeitamente em seu texto...
    "Ás vezes as pessoas são tão bonitas.
    Não pela aparência física.
    Nem pelo que dizem.
    Só pelo que são.."
    Felicidade esta dentro da gente, o VIVER AGORA é fundamental, vivemos numa sociedade materialista que tudo precisa ser para ontem, mil e um planejamentos e a felicidade vai ficando...
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  6. Logo que comecei a ler seu texto me lembrei dos meus filhos, nos abraços sem motivos e nos sorrisos compartilhados. Sem dúvida seu texto retrata bem as coisas importantes dá vida, pelo menos da minha. Parabéns pelo belo texto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu já senti o contrário, falar sobre o que é mais importante na vida é fácil, porque está transbordando no coração. Deus, Família, livros, amigos... Aproveitar cada dia, cada momento e não ficar aguardando o futuro. A vida é agora. Beijos

    Bem, desses lançamentos amei o: Diário de um Bárbaro Covarde e Pequenas Ideias para Futuras Mamães. Minecraft não curti, já li um livro (outros autores) e achei horrível: história, modo como foi escrito e influência negativa para crianças e adolescentes. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  8. Eu não sei o que o futuro me reserva, por isso vivo e agradeço o agora, curto as coisas boas e uso as ruins como aprendizado. Não crio expectativas com pessoas e faço aquilo que tenho condições. Super me identifiquei com o lindo texto. Parabéns. Bjkas

    ResponderExcluir
  9. Oie tudo bem?
    Adorei o seu texto, você tem um dom com as palavras!
    Concordo com TUDO, a felicidade é mesmo uma das coisas mais importantes...
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu concordo que uma das coisas mais importantes da vida seja a felicidade, mas ao lado dela estão muitas outras. Falar sobre coisas importantes nos cala mesmo, pois acaba mexendo com a gente. Gostei do seu texto =D

    ResponderExcluir
  11. Oii
    Seu texto ficou muito lindo, eu também escrevia mas acabei perdendo esse hábito com o tempo.
    Não sei qual a coisa mais importante da vida, mas existem algumas pequenas coisas que vc citou acima, que tornam a vida um pouco melhor.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Nossa que projeto legal e que texto lindo.
    Sabe há muita verdade em tudo o que você escreveu, dedicar um tempo a mais aquilo que realmente amamos deveria ser uma obrigação nossa, pois não sabemos o amanha e talvez estejamos dedicando tempo demais aquilo que nos importa de menos.

    ResponderExcluir
  13. Para mim, uma das coisas mais importantes da vida é a paz e fazer sexo. Seu texto tem sua identidade e isso é ótimo, que bom que valoriza pequenas coisas.

    ResponderExcluir
  14. É sempre bom valorizar coisas imateriais, assim conseguimos felicidade com mais facilidade e sem sofrimentos quando ela se vai e deixa a calmaria.

    ResponderExcluir
  15. Post maravilhoso e incentivador, adorei cada palavra e cada texto citado, mesmo breve!
    Alimenta a alma!

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir