terça-feira, 13 de dezembro de 2016

As Vantagens do Wattpad

Olá amoras!

Vamos começar com o bonde andando hoje porque eu estou pra lá de ansiosa. Então nada de enrolação, de encheção de linguiça ou de perguntar se o papagaio de vocês está bem. Embora, eu espero que esteja. Ai! To enrolando de novo. Desculpa, é ansiedade.

Mas pra que essa ansiedade, Mila?

Porque hoje nós vamos falar de um grande vício meu. Livros? Com certeza. Mas é de um jeito diferente. Vamos falar sobre a plataforma Wattpad!


Faz dois anos que eu conheci esse mundo novo e só tenho o que elogiar. Ta, quase dois anos. Eu cheguei lá em fevereiro de 2015, mas ninguém liga.

Sério gente, o lugar é maravilhoso, tanto para um leitor quanto para o escritor. E se você não conhece ainda, prometo que até o fim desse post vocês vão mudar de ideia. (convencida, sim ou claro?)

Agora vamos para o motivos para se cadastrar no Wattpad.

1. O Cadastro é fácil

Gente, eu me irrito muito quando entro num site e tenho que passar sexo, idade, cpf, meu rim, e etc. É simplesmente chato você ficar meia hora fazendo uma ficha pra algo que deveria ser fácil. Mas no Wattpad você simplesmente conecta com o Facebook ou Google e pronto. Acabou. Não tem o menor segredo. E claro, é um app bem pequeno, não pesa nada e não fica travando como outros por aí.
Além disso, o site é totalmente grátis e se você não quiser nem precisa se cadastrar para ler as histórias. Mas que é bem legal ter um cadastro e interagir, isso é.


2. Facilidade

Tudo é bastante fácil no Wattpad. As opções estão todas em fácil acesso na página inicial, como vemos nessa imagem


Descobrir é aonde encontramos as sugestões de histórias. Podemos filtrar pelos gêneros ou até mesmo por Destaque, Mais Populares, e Inéditas, onde ficam as que ainda não fazem tanto sucesso assim. Além disso, o Wattpad também te sugere através do seu gosto, comparando com as ultimas histórias que você leu ou interagiu.

3. Interação

Seja você leitor ou autor, o Wattpad vai fazer com que você se apaixone. E por quê? Simples. Você pode comentar em cada parágrafo, responder comentários, votar, seguir o autor, organizar listas públicas e até mesmo conversar com seu autor. 
Uma verdadeira rede social, o Wattpad permite que você tenha um contato muito mais próximo que qualquer outra plataforma de livros.
E claro, nós autores amamos essas interações.

4. Oportunidade

As histórias que são criadas nessa plataforma são de autores independentes, amadores, gente como a gente. Isso quer dizer que pessoas, muito talentosas, que não teriam oportunidade de mostrar o seu trabalho agora estão tendo.
Não exagero, ok. Sim, tem alguns livros bem amadores, mas isso tem até mesmo no mercado literário. Mas quando eu digo que tem gente muito talentosa, é verdade. Muitos ali já estão conseguindo publicar seus livros por causa da "fama" que adquiriram no Wattpad.
Sim, minha gente. As editoras tem olhos em todos os lugares. 
Agora imagine você conhecer uma obra dessas antes de todo mundo e quando vê-la numa livraria dizer "eu conheci primeiro". Sim, sou dessas que se gaba por ter lido antes. Me processo.

5. Criar

A parte que mais gosto do Wattpad. Finalmente! 
Obviamente, o Wattpad permite que você jovem padawan publique suas histórias de forma gratuita, fácil e rápida. Tão simples que isso pode ser feito em apenas minutos.
Todo mundo sabe que publicação no Brasil é pura burocracia. Além de correr atrás de editora, porque ninguém aqui é J.K Rowling (ainda), algumas vezes é você quem vai ter que arcar com divulgação, publicação e etc. 
Além disso, segundo pesquisas, um brasileiro lê 4 livros por ano. Isso é o que eu leio num mês ruim. 
Então sim, publicar algo no Brasil e ter um retorno é difícil.
Mas o Wattpad facilita. Sim, você não ganha nada com isso. Mas você ganha um outro tipo de retorno, o reconhecimento. Imagine você entrar no Wattpad e descobri que alguém votou na sua história, que alguém comentou ou até mesmo te mandou uma mensagem dizendo o quão incrível a sua escrita é.
Dinheiro nenhum no mundo paga isso.


Sim, foram apenas 5 motivos, mas acredito que seja o bastante. Tem mais coisas legais nessa plataforma, mas acredito ter colocado o essencial aqui. Se você ainda não conhece essa maravilha, dê uma chance. Leia uma história. Qualquer uma. 

Mas se for pra escolher, escolhe a minha, ok?

Sim, eu to divulgando. Esperou o quê? Que eu ia falar de Wattpad sem falar sobre o que eu escrevo. Você não me conhece mesmo.

Mas ei! Não estou te obrigando a nada. O seu mouse só clica onde você desejar. Mas que eu ia ficar muito feliz em saber que você deu uma passadinha lá, ah isso eu ia. 

Não se esqueçam de comentar aqui embaixo e me dizer a sua opinião. Concorda ou discorda? Quer que eu faça mais posts como esse ou devo voltar as dicas sobre escrita? Você é quem manda aqui. 

Um beijo e nos vemos na próxima!

isso é sair com estilo

20 comentários:

  1. Hey! Eu tbm escrevo e fiquei sabendo hoje sobre o Wattpad! Preciso me inscrever hahahah Como é a sua experiência lá? Tem como ter um bom contato com os leitores?
    Penso, logo sou pensador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Mentira que você soube hoje? Menina você não sabe o que ta perdendo. Olha, tenho que dizer que estou adorando. É bem difícil conseguir comentários no começo, já que bastante gente escreve lá. Mas divulgando um pouco, enchendo um saco ás vezes, a gente consegue. O contato é maravilhoso, já que eles podem comentar cada parágrafo e eles são simplesmente uns amores.
      Se inscreve sim.

      Excluir
  2. Olá, Cami!

    No meu antigo celular eu tive a experiência de ter o wattpad instalado. Pude ler algumas obras e conhecer autores de ótima e envolvente escrita. Concordo com você... acessar um site e ficar preenchendo dados é bem chato rs. O wattpad realmente é um facilitador para divulgação de novas pessoas que gostam de escrever. Em breve vou reinstalar no meu atual celular.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu tinha esse app no meu celular mas acabei não me acostumando, e até hoje sou pouco hábito a leitura digital rsrs. Eu sei que no meio de tantas obra lá cadastrados tem uma que está esperando uma oportunidade para arrasar no mercado editorial nacional, pois tem obra muito boas e tem outras bem nem tanto kkk. Cadastros são sempre bem chatos e o de se site é realmente fácil. Quem sabe eu volte a usar a plataforma, até mais ver.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Oi querida,
    Adorei o post. Não gosto muito da plataforma, mas de vez em quando eu visito. Que bom que gostou tanto do Wattapp, e está a dois anos nisso. Mas infelizmente eu encontrei algumas dificuldades enquanto usava e acabei abandonando :(

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  5. Olá!! :)

    Eu gostei deste post.. ahah Adorei saber as vantagens do Wattpad, algumas não conhecia mesmo.. :)

    Bem, nunca usei mas, mesmo assim, não sei se usarei.. Mas ficarei a pensar, depois de ler esta informação! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Eu acho a plataforma de grande ajuda para novos autores. Afinal de contas, as fanfics sempre foram alvo de muito público e com essa plataforma as coisas melhoraram muito para leitores. Eu acho que eles podiam melhorar o layout, algumas coisas me incomodam, mas realmente, concordo com seus pontos. Wattpad se tornando queridinho. Haha.

    bjs :D

    ResponderExcluir
  7. Oie,

    Já estou familiarizada com o Wattpad, ultimamente quase não entro por lá ;-; Achei muito legal a ideia do post, várias pessoas ainda não conhecem a plataforma e seu post pode ajudar muito. ~Fui ver sua historia e gostei viu, vou começar a acompanhar hihi

    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  8. Olá Camila,
    Já tenho cadastro no Wattpad e tentei ler algumas coisas, mas não consegui. Achei a leitura um pouco desagradável, mas não sei ao certo o motivo, sabe?
    Gostei muito dos motivos que você apresentou e acho que são totalmente válidos.
    Não sabia que você escrevia e acho que precisa, obviamente, se divulgar. Vou tentar dar mais uma chance ao app e ler seu livro nele.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Apesar de conhecer a plataforma e até ter cadastro, confesso que não uso. minha irmã vive lendo por lá e fala muito bem, assim como você. vou ver se em 2017 consigo
    Conhecer melhor é usar mais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro essa plataforma...acho super bacana poder conferir novas obras de autores não tão conhecidos.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Oi Camila, tudo bem?
    Até que já tinha ouvido falar dessa plataforma, mas nunca entrei lá, acredita? Ao ler a sua postagem que esclarece muitas coisas sobre essa rede social, fiquei curiosa. A verdade é que estava com receio de encontrar histórias amadoras, como você disse, mas isso também encontramos nos livros de editora, não é mesmo? Adorei saber das vantagens e com certeza darei uma passadinha por lá.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bom??? Claro que tem que divulgar seu trabalho!! hahaha Eu usava bastante a plataforma, mas acabei parando um pouco por conta do tempo super curto. Quando voltar, irei conferir Apenas Um Mistério também :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Hey, realmente é ótimo essa plataforma, possibilita que possamos conhecer novas histórias, interagirmos com os autores e nos sentir fazendo parte. No entanto, tenho que confessar que eu pessoalmente não sou muito de ler nessa plataforma não, eu acabo tendo preguiça e raramente a utilizo; só quando tem uma história que realmente só posso ler nele. Mas concordo com tudo que disse e acho que é uma ótima oportunidade para quem gosta e não sabe onde achar história novas e legais!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  14. Acredita se eu te disse que nunca acessei o Wattpad? É sério vejo tanta gente falando, e tantos bons autores saindo de lá, um exemplo a Rô Mierling, de Diário de uma Escrava, que preciso conhecer essa plataforma. E até mesmo começar a criar algo.

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Acho super bacana o Wattpad e já tenho conta lá, mas sempre me desanimo de procurar algo para ler, mas ainda vou me acostumar lá. Principalmente porque pretende voltar a escrever e postar por lá. Ótimo post, bem informativo! Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oi. Tudo bem?
    Até pouco tempo ainda não tinha ouvido falar do Wattpad. Já tinha ficado interessado, mas quando li na sua postagem todas as vantagens, fiquei ainda mais animando para me cadastrar. Tem um livro que eu quero muito ler, que foi publicado pela DarkSide Books este ano, o Diário de uma Escrava, não sei se conhece, mas pelo que andei lendo a primeira versão do livro foi publicado nessa plataforma. Vou fazer o cadastro hoje mesmo. Fiquei ainda mais interessado. Adorei conhecer mais sobre a plataforma junto com você.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Olá!!
    Eu amo Wattpad, sempre que dá, eu leio um pouco, mas leio pelo celular, pra mim é melhor do que ler pelo computador. O legal da plataforma é a oportunidade mesmo, várias editoras ficam de olho por lá, conheço muitos autores que foram descobertos lá e hoje estão fazendo sucesso com o livro físico. Eu já muitas histórias boas e que merecem, com certeza, uma chance de publicação. Lógico que não perdi tempo e já adicionei o seu livro na minha biblioteca, quando tiver um tempinho com os livros de parceiros, vou lá ler o seu e quando fizer uma resenha, mando aqui pra você.
    Beijos e muito sucesso com sua história.
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  18. Olá, conheci o Wattpad através de uma amiga apaixonada pelo Pedro Guerra <3

    é uma plataforma bem legal que dá possibilidades aos sonhos de escrever! Muito bacana.

    Adorei seu post divulgando o Wattpad! Tenho certeza que muitos que não conheciam, passarão a usar agora!

    Abraços, Amanda M.

    ResponderExcluir
  19. Oi Camila, tudo bem?
    Eu nunca li no wattpad, mas acho muito bacana esse meio de divulgação e para conhecer novos autores, realmente teve muitos autores de grande sucesso que foram descobertos pela plataforma. Fico feliz em ver que você tem um trabalho lá e vou ver para me cadastrar e começar a conferir os conteúdos!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir